Wednesday, July 05, 2006

Literalmente, Dormindo no Ponto!


Confesso que o que o Raphael disse tem seu fundamento, para mim. Explico. Em geral, a maioria das grandes empresas e/ou corporações do mundo atualmente usam algum tipo de manobra ilegal ou não ética (se ainda não for considerada oficialmente ilegal), por menor que seja, na maneira como conduz seus negócios. Pode-se dizer que isso é discutível, mas muitos desses procedimentos são claramente desvirtuados. Por incrível que pareça, essas "maracutaias" nem sempre são descobertas ou, se forem, não são largamente divulgadas. O próprio Marketing divide uma linha muito tênue com a mentira, ou a "omissão de fatos".

Moro em Seattle (EUA) há 7 anos; sou Graphic Designer e trabalho muito ligada ao Marketing. Posso dizer uma coisa: a massa honesta, "trabalhadeira" e consumidora não tem nem idéia do que está por trás do FAZER DINHEIRO. Por viver no coração da maior economia capitalista do mundo, hoje é claro pra mim o conceito de "capitalismo selvagem" = dinheiro, dinheiro, dinheiro -- nos mais ínfimos processos, nas menores articulações, para que tudo se desenrrole de maneira lucrativa. Tudo feito com muita organização, viu? Não é essa robalheira amadora aí do Brasil não, que deixa os rastros pra ser descoberta... Estou, é claro, generalizando, pois também conheço empresas/grupos que conduzem seus negócios de maneira ética e que produz benesses a todos -- pela minha observação esses são geralmente os pequenos negócios. Quanto maior a corporação maior é o comprometimento, maiores são as perdas, maiores as ambições e os EGOS.

Nós sabemos quão robusta é a indústria do Futebol no mundo, e uma qualidade que o capitalismo não tem é o ROMANTISMO. Agora, eu lhe pergunto: você acha que a FIFA existe para que NÓS possamos nos divertir com futebol? Talvez, quando foi criada, mas definitifvamente NÃO atualmente. Você também acredita que um técnico experiente (1 vez campeão), como Parreira, trocaria o esquema tático do time no primeiro jogo realmente importante dessa competição? Você acha que ele esperaria até os 18 minutos do segundo tempo pra começar a fazer substituições? Se NÓS, que não somos técnicos profissionais, nos perguntamos durante todo o jogo do porquê daquela escalação, do porquê do "quadrado mágico" não estar completo em campo, do porquê de não começar a substituir muito antes do final do segundo tempo? Você acha que é aceitável que o Parreira não "percebeu" isso? O Parreira é incompetente, é burro por acaso? Se isso não tivesse acontecido e alguém me contasse eu ia achar que era piada, sem graça.

E uma última pergunta. Você também acha que jogadores experientes e comprovadamente talentosos como muitos na nossa seleção iriam simplesmente "esquecer" de como se joga? Você acha que eles realmente não tiveram interesse em mostrar o "jogo bonito" porque são celebridades? E porque será que eles mostram o futebol bonito deles lá na Alemanha, na Itália, na Espanha, mundo afora? O Barcelona, onde joga o Ronaldinho, não só ganhou o Campeonato Espanhol, como também o Europeu. Tudo bem, eles têm outros jogadores também, mas se a Espanha joga "tão bem", porque será que já está fora da copa? Se tem uma coisa que celebridade tem é EGO, e sair mal na foto ou ser parte de um vexame desses não é bem a prioridade deles, pelo menos não de graça. O Cafu já jogou coisa de 144 jogos, você então acha que ele não sabe que sem preparacão e sem treino não rola nada? Outra piada...

Não vou pedir a ninguém pra "abrir os olhos de ver" porque viver num mundo Romântico é muito mais agradável, mas tenho que dizer que o Romantismo no futebol (e em outras cositas más) começa e acaba nos nossos quintais, nas nossas garagens, nas nossa TVs e nos times de '58, '62 e '70. Tirando isso é BUSINESS, gente. É contrato, é "eu cedo aqui se você ceder alí", é dinheiro grande, e é MARKETING PESADO pra esconder tudo atrás das cortinas. De um lado nós, "trouxas" (como acham os homens de negócio...), criadores da energia maravilhosa das torcidas; do outro, os "cartolas" -- os businessmen -- tecendo a rede do "futebol que a gente não vê" ponteada com muita moeda de ouro. Pois eu não sou "expert" em futebol e posso até ser "trouxa" até morrer; o que eu não sou é CEGA e BURRA. FIFA, tá dando na cara, pô; da próxima vez, mais discrição por favor...

PS: vocês já viram o site, ENORME, que a Nike botou no ar a respeito do futebol Brasileiro? www.nikefootball.com -- Impressionante!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home